quinta-feira, 1 de março de 2012

O DEPOIMENTO

O depoimento depende do comportamento
Texto: (At. 16:1, 2→E chegou   a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente,mas de pai grego , (2)→do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Ø  Depoimento → é ato de depor, é o testemunho narrado que se dar a favor ou contra outrem.
Ø  Comportamento→maneira de se comportar; de proceder; conduta, ato.
Introdução: O comportamento é imprescindível na vida de quaisquer crentes, pois revela a diferença tanto dentro da comunidade evangélica, quanto em especial fora dela. Há muitas desculpas entre jovens com relação ao comportamento que se tem no meio da sociedade, mas o principal motivo é este – falta de compromisso em revelar a diferença. Quando se tem compromisso, tem diferença. O nosso comportamento produzira nas pessoas o que falar ao nosso respeito. O jovem verdadeiramente crente, temente a Deus, se conhece pelo seu modo de proceder, de agir, de comportar-se. Não adianta está na igreja, sem ter uma mudança de vida.
Observação: Na Bíblia há uma relação de jovens que revelaram uma vida digna diante da sociedade, procedendo com a diferença. Vamos começar com o jovem em destaque:
1)      Timóteo (At. 16:2 →do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio). As pessoas davam depoimento do comportamento do jovem Timóteo, que mais tarde serviu para a obra, convidado pelo seu pastor o apóstolo Paulo (At. 16:3→Paulo quis que este fosse com ele...). QUAL O LÍDER QUE DESEJA TRABALHAR COM UM JOVEM QUE NÃO É POSSUIDOR DE UM BOM COMPORTAMNETO. Todos têm consciência para entender que é necessário na vida o bom COMPORTAMENTO. Se nasceu em Cristo, prova-se com a mudança de comportamento, submetendo- se a obediência a Deus e a liderança que o Senhor constituiu.

2)      Daniel (2: 47→Respondeu o rei a Daniel e disse: Certamente , o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos segredos, pois pudeste revelar este segredo) – O ímpio dando testemunho( depoimento) de Deus por meio do testemunho do jovem Daniel. O Jovem Daniel estava num país idólatra, costumes diferentes do dele, poço estranho as leis do Senhor, porém tinha compromisso com Deus e com o comportamento. (Dn. 1:8). NÃO TEM SENTIDO NENHUM ESTÁ NA IGREJA E NÃO TER BOM COMPORTAMENTO. (Dn. 6: 20→E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves tenha podido livrar-te dos leões? Por que o rei deu esse depoimento relacionado à pessoa de Daniel? Porque Daniel em toda a sua vida no império procedeu com ótimo comportamento.

3)      Davi (1Sm. 16:18→Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença;o Senhor é com ele). O PROCEDIMENTO COMPORTAMENTAL DO ADOLESCENTE DAVI FOI TESTEMUNHADO POR UM JOVEM QUE TRABALHAVA AO LADO DO REI SAUL. Foi verdadeiro o depoimento. Qual o depoimento que se dá a vosso respeito? Agrada a Deus ou envergonha - O. Traz benefício para a obra ou atrapalha? Reflita.
Conclusão: Por que tantos jovens da atualidade tem revelado um mal procedimento, produzindo opróbrio para a igreja do Senhor Jesus Cristo, servindo de embaraço para obra , em vez de contribuir para o crescimento? E os mesmos dizem ser crentes, porem sem vida para provar tal afirmativa. Todos que possuem uma sã consciência, e quer seguir exemplo dos jovens do passado que com o comportamento honraram a Deus, ganharam líderes ímpios, e cresceram no meio da sociedade, é só ter compromisso (Dn. 1:8). “O comportamento é um tema silencioso e oculto para uma pregação, mas, visível e audível aos que observam” (Pr. Raimundo Bernardino). Qual o depoimento que se dão ao nosso respeito? Qual o depoimento que você quer ouvir? Depende do seu comportamento. Todos os nomes relacionados acima fazem referência aos jovens com os mesmos sentimentos que vocês possuem, com uma diferença – tinha compromisso com Deus e a obra.
Observação: “A verdadeira exortação é o fruto do verdadeiro amor. Exorto porque amo de verdade”. (Pr. Raimundo Bernardino).


Pr. Raimundo Bernardino de Oliveira
Aconselhamento pastoral para os jovens
Tema: O depoimento depende do comportamento
Santana do Seridó/RN; 28 de agosto de 2011

                                                                                                                                 

2 comentários:

  1. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
    Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
    Decerto que irei retribuir.
    Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir