quinta-feira, 1 de março de 2012

O DEPOIMENTO

O depoimento depende do comportamento
Texto: (At. 16:1, 2→E chegou   a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente,mas de pai grego , (2)→do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Ø  Depoimento → é ato de depor, é o testemunho narrado que se dar a favor ou contra outrem.
Ø  Comportamento→maneira de se comportar; de proceder; conduta, ato.
Introdução: O comportamento é imprescindível na vida de quaisquer crentes, pois revela a diferença tanto dentro da comunidade evangélica, quanto em especial fora dela. Há muitas desculpas entre jovens com relação ao comportamento que se tem no meio da sociedade, mas o principal motivo é este – falta de compromisso em revelar a diferença. Quando se tem compromisso, tem diferença. O nosso comportamento produzira nas pessoas o que falar ao nosso respeito. O jovem verdadeiramente crente, temente a Deus, se conhece pelo seu modo de proceder, de agir, de comportar-se. Não adianta está na igreja, sem ter uma mudança de vida.
Observação: Na Bíblia há uma relação de jovens que revelaram uma vida digna diante da sociedade, procedendo com a diferença. Vamos começar com o jovem em destaque:
1)      Timóteo (At. 16:2 →do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio). As pessoas davam depoimento do comportamento do jovem Timóteo, que mais tarde serviu para a obra, convidado pelo seu pastor o apóstolo Paulo (At. 16:3→Paulo quis que este fosse com ele...). QUAL O LÍDER QUE DESEJA TRABALHAR COM UM JOVEM QUE NÃO É POSSUIDOR DE UM BOM COMPORTAMNETO. Todos têm consciência para entender que é necessário na vida o bom COMPORTAMENTO. Se nasceu em Cristo, prova-se com a mudança de comportamento, submetendo- se a obediência a Deus e a liderança que o Senhor constituiu.

2)      Daniel (2: 47→Respondeu o rei a Daniel e disse: Certamente , o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos segredos, pois pudeste revelar este segredo) – O ímpio dando testemunho( depoimento) de Deus por meio do testemunho do jovem Daniel. O Jovem Daniel estava num país idólatra, costumes diferentes do dele, poço estranho as leis do Senhor, porém tinha compromisso com Deus e com o comportamento. (Dn. 1:8). NÃO TEM SENTIDO NENHUM ESTÁ NA IGREJA E NÃO TER BOM COMPORTAMENTO. (Dn. 6: 20→E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves tenha podido livrar-te dos leões? Por que o rei deu esse depoimento relacionado à pessoa de Daniel? Porque Daniel em toda a sua vida no império procedeu com ótimo comportamento.

3)      Davi (1Sm. 16:18→Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença;o Senhor é com ele). O PROCEDIMENTO COMPORTAMENTAL DO ADOLESCENTE DAVI FOI TESTEMUNHADO POR UM JOVEM QUE TRABALHAVA AO LADO DO REI SAUL. Foi verdadeiro o depoimento. Qual o depoimento que se dá a vosso respeito? Agrada a Deus ou envergonha - O. Traz benefício para a obra ou atrapalha? Reflita.
Conclusão: Por que tantos jovens da atualidade tem revelado um mal procedimento, produzindo opróbrio para a igreja do Senhor Jesus Cristo, servindo de embaraço para obra , em vez de contribuir para o crescimento? E os mesmos dizem ser crentes, porem sem vida para provar tal afirmativa. Todos que possuem uma sã consciência, e quer seguir exemplo dos jovens do passado que com o comportamento honraram a Deus, ganharam líderes ímpios, e cresceram no meio da sociedade, é só ter compromisso (Dn. 1:8). “O comportamento é um tema silencioso e oculto para uma pregação, mas, visível e audível aos que observam” (Pr. Raimundo Bernardino). Qual o depoimento que se dão ao nosso respeito? Qual o depoimento que você quer ouvir? Depende do seu comportamento. Todos os nomes relacionados acima fazem referência aos jovens com os mesmos sentimentos que vocês possuem, com uma diferença – tinha compromisso com Deus e a obra.
Observação: “A verdadeira exortação é o fruto do verdadeiro amor. Exorto porque amo de verdade”. (Pr. Raimundo Bernardino).


Pr. Raimundo Bernardino de Oliveira
Aconselhamento pastoral para os jovens
Tema: O depoimento depende do comportamento
Santana do Seridó/RN; 28 de agosto de 2011

                                                                                                                                 

Um comentário: